quarta-feira, 31 de julho de 2013

Livrarias lideram canal de vendas do setor


São Paulo - As livrarias são o principal canal de comercialização do setor editorial no Brasil. Em 2012, a sua participação no número de exemplares vendidos foi de 47,42%. Em 2011, foi de 44,90%. Embora tenha aumentado sua participação como canal de vendas, em 2012 as livrarias comercializaram número pouco menor de exemplares: 127,35 milhões, ante 127,50 milhões de exemplares no ano anterior. O faturamento cresceu de R$ 2,06 bilhões, em 2011, para R$ 2,25 bilhões, em 2012.

O segundo maior canal de vendas de livros são os distribuidores, ocupando 26,25%, com 70,49 milhões de exemplares. O setor também apresentou elevação em sua participação, uma vez que em 2011 esse número era de 23,50% e 66,75 milhões de exemplares vendidos. Os dados são relativos à pesquisa "Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro", da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo (Fipe/USP), sob encomenda da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Sindicato dos Editores de Livros (Snel).

Embora ocupando a terceira posição do canal de vendas, o setor porta-a-porta e catálogo apresentou queda em sua participação. Em 2011, tinha 9,10% e 25,75 milhões de exemplares vendidos. Em 2012, a participação caiu para 8,03%, com 21,55 milhões de exemplares.

Na seqüência, vem o segmento Igrejas e Templos, que também diminuiu sua participação como canal de vendas. Em 2011, era responsável por 4%, com 11,44 milhões de exemplares vendidos. No ano passado, esses números caíram para 3,07% e 8,25 milhões, respectivamente. Esse panorama reflete a queda do número de exemplares (19,18%) registrado no subsetor de livros religiosos.

Os supermercados apresentaram pequena elevação, de 2,40% em 2011, para 2,80% em 2012. As bancas de jornal apresentaram queda em sua participação como canal de venda: em 2011, era de 2,20%, ante 2,13%, em 2012. Abaixo desses canais estão escolas e colégios, que também apresentaram uma leve queda em sua participação, que em 2011 era de 1,30%, passando para 1,25% em 2012.

Nenhum comentário: