quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Será que o século XXI vale tanto a pena assim?

    Século XXI o tão sonhado século XXI, século da modernidade, da tecnologia, da medicina avançada. Tempo dos IPHONES, IPADS, computadores que só falta criar pernas e sair andando, das tvs de led com sensores de última geração, que atendem por comando de voz, Tvs 3D, em formato digital HD. Tempo de modernidade, ou pós-modernidade?
   Que tempo é esse que todas essas tecnologias vieram para facilitar e nós não temos tempo para nada. A vida é uma correria sem fim, e por causa disso vivemos estressados, doentes, depressivos. Não temos tempo para a família e mal, mal pra nós mesmos.Trabalhamos o dia todo, e ao largarmos o serviço passamos horas no trânsito,e com muito custo, chegamos em casa,atrasados para arrumar a casa, pegar o filho na escola ou ir para uma academia, um salão. E depois disso tudo tomamos um banho preparamos algo para comer, ligamos um pouco a televisão para distrair e quando percebemos o dia já se foi. E assim são as semanas até chegar o tão sonhado fim de semana que também passa sem pestanejar. É claro é o mundo moderno.
 Preferia as vezes ter nascido no inicio do século XX na qual as pessoas tinham mais tempo para apreciar a vida, sentir a brisa da manhã, ler um bom livro . Sentar nos cafés para prosear um pouco. O tempo de Machado de Assis, de José de Alencar. O tempo em que a vida tinha mais valor, e nada passava tão rápido.
     Por outro lado a vida era sem os filmes, sem os discos de vinil, sem o Rock In Roll, sem os televisores, mas era a vida em que as pessoas tinham mais dialogo, ouviam mais uns aos outros. As pessoas eram mais respeitadas, devido a cordialidade da época.
     Hoje esse excesso de tecnologia está nos corrompendo para o descaso com as pessoas, a falta de compaixão, solidariedade, respeito. Tudo é supérfluo é instantâneo. Mandamos torpedo, emails para alguém que está do nosso lado, para que a praticidade do dia não nos permita levantar da cadeira. Conhecemos pessoas pelas redes sociais e não mais na rua com um bom aceno e um papo maneiro dos garotos.Tudo em tempo real.
  Queríamos que o século XXI fosse mais fácil, que as máquinas fizessem por nós, afinal não é tecnologia?Que os robôs trabalhassem por nós, que o mundo não estivesse em pé de guerra, que a violência não fosse o principal assunto da mídia e que a beleza de viver fosse o principal, que os carros fossem igual dos Jetsons afinal não é o século da tecnologia. E a natureza não fosse só destruição e que as pessoas entendessem que precisamos preservar para que a vida continue. Dois mil anos se passaram e as pessoas ainda morrem de fome.
     Assim é o mundo em que vivemos, o mundo pós-moderno, emergencial, hedonista. Se estivesse nascido no inicio do século XX sentiria falta dos filmes e da medicina avançada de hoje, em que não se morrem mais de doenças simples como pneumonia, sarampo, tuberculose, tétano, devido as vacinas criadas e medicamentos mais resistentes. E os livros...os livros estão sendo substituidos pelos de papel, agora estão modernos em tablets. Mas mesmo sendo  sustentável por causa da economia de papel ainda prefiro pegar em um livro para ler. Esse mundo mundo moderno ou pós-moderno aonde vão nos levar???
      


     

Nenhum comentário: